Como levantar objetos pesadoscorretamente

Como levantar objetos pesados
corretamente

3 de Fevereiro, 2022 0 Por admin

Encurvar-se para alcançar um objeto no chão é uma ação simples e cotidiana, não é mesmo? Você inclina a coluna para pegar os tênis, uma mala e até as compras do supermercado. Outra situação frequente é dobrar o corpo para levantar o neto do chão ou brincar com o bichinho de estimação. É tão comum que você se surpreende quando, de uma hora para outra, sente aquela dor torturante nas costas.A dor pode até ser surpreendente para você mas, infelizmente, é muito recorrente principalmente entre os idosos. Você deve estar se perguntando o que provoca a dor nas costas e por que essas fisgadas na coluna acontecem com frequência.Na verdade, a dor nas costas é, muitas vezes, resultado dos esforços repetidos e dos vícios de postura.Como assim?Imagine que você realiza, todos os dias, a mesma ação.
O problema é que esse movimento é feito de maneira errada. Ao longo do tempo, você adquire vícios de postura.Um dia, ao repetir uma dessas situações cotidianas como empurrar um móvel ou abaixar-se para pegar o lixo de casa, você sente aquela fisgada insuportável na coluna. Sinal vermelho! Alerta total!E agora? Tem solução? Existem maneiras de prevenir a dor nas costas? Sim! Felizmente, você pode adotar hábitos mais saudáveis como exercícios físicos e aplicar algumas técnicas para reduzir os riscos de lesões na coluna.
Aqui vão algumas dicas de Como Levantar Objetos Pesados com Segurança Levantar objetos pesados sem ajuda dá a impressão de que a pessoa é bem forte, mas pode causar lesões sérias quando não se adota a posição correta. Por isso, antes de mais nada, teste o peso do item no chão. Dependendo dele, você pode precisar de equipamentos especiais ou de assistência. Caso isso aconteça no local onde você trabalha ou na hora de mudar móveis de lugar, por exemplo, aprenda a adotar algumas técnicas seguras.

1- Levantando objetos com a postura correta
Determine se o objeto é totalmente sólido ou se contém líquido.  Os objetos sólidos não se mexem tanto quando são transportados, mas o peso de líquidos pode afetar a carga e a forma de manuseio. Se você não souber o que tem que levantar, faça uma inspeção para descobrir se há algo no interior. No caso dos líquidos, não vire ou tombe o recipiente quando estiver carregando. [1]Mesmo quando o objeto for sólido, veja se ele tem alguma peça solta antes de levantar. Se for o caso, elas podem acabar caindo ou mudando a distribuição do peso.
2-Pegue o objeto por um dos cantos para ter noção do peso dele.  Ajoelhe-se no chão perto do objeto e segure um dos cantos com as duas mãos. Depois, levante-o até tirar esse canto do chão para ter noção do peso total e determinar se você consegue levantar tudo sozinho. [2]Se você não conseguir levantar o canto do objeto, nem adianta tentar levantá-lo inteiro.Se você quer levantar um objeto alto, como uma estante de livros, incline-o pelo lado mais longo para facilitar o processo.
3-Fique de pé na frente do objeto e alinhe os pés aos quadris.  Fique a cerca de 30 cm de distância do objeto, com os pés um pouco além da distância dos ombros. Coloque um dos pés um pouco à frente do outro até ele ficar do lado do item. [3]Se você quiser levantar um objeto alongado, como uma mesa, fique próximo de um dos lados longos para distribuir melhor o peso. Não tente levantar objetos pesados quando estiver usando roupas justa.

Flexione os joelhos e endireite as costas ao abaixar o corpo.  Enquanto você abaixa o corpo, deixe os joelhos flexionados e contraia o abdômen para preparar a lombar. [4]Deixe os joelhos flexionados o tempo todo enquanto você tenta levantar o objeto para não perder o equilíbrio.Se o objeto não estiver no chão, flexione o corpo até onde conseguir para pegá-lo corretamente. 5-Distribua o peso do objeto igualmente entre as suas mãos ao pegá-lo.  Primeiro, coloque as mãos em posições adequadas para levantar o item. Tente segurá-lo pela base ou no ponto mais pesado — para ter mais controle sobre o peso e não deixar que ele escorregue. [5]Por exemplo: pegue a mesa pelo lado mais longo e segure o tampo ou a armação dos pés por baixo. Alinhe os braços aos ombros para sustentar o peso. Se o objeto tem alças, use-as para pegar.Use luvas de couro ou outro material resistente para segurar o objeto.Não tente carregar o objeto com uma mão só. 6-Deixe as costas eretas e levante o objeto com as pernas.  “Abrace” o objeto contra o peito ao esticar as pernas e use a força delas para sustentar o peso dele. Não arqueie as costas, ou você vai sentir dores. Continue levantando até ficar de pé. [6]Se você começar a levantar o objeto, mas não conseguir ficar de pé, coloque-o de volta no chão e peça ajuda. Não insista. 7-Ande devagar para transportar o objeto.  Flexione as pernas de leve para não perder o equilíbrio e dê passos pequenos para não perder o controle do objeto. Olhe para frente, não para baixo. Quando tiver que mudar de direção, comece pelos pés. [7]Não gire o corpo ao levantar o objeto.Se você tiver que carregar o objeto por uma distância maior, faça um intervalo no meio do trajeto para descansar e reajustar a posição das mãos. Se possível, coloque-o no nível da cintura para não ter dificuldade na retomada.
8-Flexione os joelhos para pousar o objeto.  Quando você chegar ao destino com o objeto, mantenha as costas retas e flexione os joelhos para agachar o corpo. Só solte a carga quando ela estiver totalmente apoiada no chão ou em outra superfície. [8]Se você for levantar e carregar caixas, coloque-as no nível da cintura para não ter que flexionar o joelho. 9-Peça ajuda a alguém para carregar o objeto se ele for pesado demais.  Se você não sabe se vai conseguir carregar o objeto depois de testar o peso dele, pare e peça ajuda a uma ou mais pessoas — para distribuir melhor o peso. [9]Caso não haja ninguém por perto que possa ajudar, use alguma cinta para levantar peso ou outras forma de ajuda mecânica.
Outras formas que não causam danos:  1-Stand Fique perto do objeto com os pés afastados dos ombros, o pé dominante (como o direito) ligeiramente à frente do outro.  2-agachamento Agache-se próximo ao objeto, dobrando apenas os quadris e joelhos, mantendo a coluna reta. Um joelho pode tocar o chão e o outro deve permanecer em um ângulo de noventa graus.  3-Fique em linha reta As costas devem estar retas, o peito para fora, os ombros para trás e não curvados. A cabeça deve estar erguida, olhando para frente. 4-Endireite as pernas Endireite os quadris e os joelhos para que você impulsione o peso do chão por meio de seus músculos e movimentos, não dos músculos de suas costas.  

5-Não lado a lado Ao se levantar do chão usando as pernas, mantenha as costas retas. Não gire de um lado para o outro, pois isso pode lesionar os músculos da parte inferior das costas ou comprimir um nervo.  6-Mantenha-o confortável e seguro Segure a carga o mais próximo possível do corpo. Não se incline sobre isso. Levante-o até que fique na altura de sua cintura e quadris. NUNCA tente levantá-lo mais alto do que os ombros.  7-Dê pequenos passos Dê pequenos passos à frente com sua carga. Não tente andar normalmente, pois isso pode empurrar os quadris e as costas e talvez até fazer você perder o controle e deixar cair o item.  8-Mudar de direção com cuidado Guie com os quadris ao mudar de direção ao caminhar com uma carga pesada, não os pés ou os joelhos.  9-Fique alinhado Mantenha os ombros alinhados com os quadris enquanto você se move. 10-Coloque suavemente Se você tiver que colocar sua carga em uma mesa ou prateleira, não estique os braços. Ande o mais próximo possível do local de descanso e deslize a carga em cima dele. Se for colocá-lo no chão mais uma vez, inverta o processo de levantamento. Agachar apenas com os joelhos e quadris, mantendo as costas retas e não torcidas, até que o item esteja seguro no chão mais uma vez.  Pratique essa sequência de movimentos com uma caixa pequena e leve até que pareça confortável e natural, então você terá muito menos probabilidade de pegar caixas pesadas da maneira errada porque não pensará quando chegar a hora.  Qualquer pessoa que já tenha sentido dores nas costas sabe como ela pode ser infeliz e em que medida pode prejudicar sua qualidade de vida e impedi-lo de realizar suas atividades diárias mais essenciais.

As estimativas de custo da dor nas costas são de US $ 240 BILHÕES por ano nos Estados Unidos, além da perda de produtividade no trabalho e em casa. A dor nas costas aguda e crônica pode afetar negativamente todos os aspectos da sua vida, desde o relacionamento com os filhos e com o parceiro até as finanças pessoais e as perspectivas de emprego e carreira. A dor nas costas pode afetar seus padrões de sono, humor e alegria de viver. Felizmente, uma boa parte disso pode ser evitada se você cuidar bem de suas costas.  A dor nas costas é um fato da vida para muitos, mas não precisa arruinar sua vida. Pratique bons autocuidados, faça seu tratamento e converse com seu médico para encontrar uma variedade de soluções eficazes para ajudar a tratar suas costas e fortalecê-las para uma saúde melhor. Para suas melhores costas!