6 dicas para acordar mais revigorado

6 dicas para acordar mais revigorado

28 de Janeiro, 2022 0 Por admin

Se você é como a grande maioria dos americanos, o som do seu despertador matinal serve principalmente como uma dica para rolar e esconder a cabeça debaixo das cobertas. Sair da cama pode ser difícil, mas não precisa ser uma tortura.

“Se você está privado de sono, leva muito mais tempo para se sentir revigorado e alerta quando acorda”, diz Meeta Singh, MD, especialista em sono do Henry Ford Health System. “Durante o sono há menos fluxo sanguíneo para o cérebro. Ao acordar, a consciência retorna imediatamente, mas o estado de alerta fica para trás.” Quanto mais privado de sono você estiver, maior será o tempo de atraso.

Manhãs mágicas

Quer acordar revigorado? Fazer apenas alguns ajustes em sua rotina matinal pode ajudá-lo a se sentir mais energizado e alerta quando o alarme soar. Aqui estão seis estratégias garantidas para colocar uma mola no seu passo:

  1. Dormir (obviamente!). A melhor maneira de acordar revigorado é dormir de sete a nove horas por noite, diz Singh, que enfatiza a importância de estabelecer bons hábitos de sono . Mantenha seu quarto escuro, fresco e tranquilo. Evite álcool e cafeína várias horas antes de dormir e desligue todos os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir.
  2. Trabalhe com o seu ciclo de sono. O ritmo circadiano natural do seu corpo é projetado para acordar com luz e dormir na escuridão. Faça o melhor que puder para imitar essa iluminação, não importa quando você se levantar e se deitar. Entre na luz do sol alguns minutos depois de acordar para indicar ao seu corpo que é hora de acordar. Noites de trabalho? Mantenha seu quarto escuro durante o dia para que você possa dormir e mergulhar na luz durante as horas de vigília.
  3. Considere um exercício. Se você é uma pessoa matinal, um treino matinal pode ajudá-lo a se sentir mais energizado. O exercício não apenas melhora a circulação, mas também produz hormônios que melhoram o humor . Na verdade, apenas 10 minutos de movimento podem fazer você se sentir mais revigorado e alerta. A única ressalva: se pular sua rotina de exercícios matinais lhe render uma hora extra de sono, isso é quase mais benéfico do que o exercício, diz o Dr. Singh.
  4. Coma um café da manhã sólido . Se sua dose diária é café e um Krispy Kreme, isso pode estar contribuindo para sua lentidão matinal. Depois de jejuar a noite toda, seu corpo precisa de combustível real (de preferência uma mistura de proteínas, carboidratos e gorduras). Algumas opções sólidas: aveia coberta com nozes e frutas vermelhas, ovos mexidos em torradas integrais ou iogurte grego com baixo teor de gordura e frutas.
  5. Faça algo que lhe traga alegria. Quer tome um banho revigorante, brinque com seu cachorro ou tome uma xícara de café forte, participe de atividades matinais que o energizam e fazem você se sentir feliz.
  6. Não aperte soneca. “Apertar repetidamente o botão soneca do seu alarme pode realmente tornar mais difícil para você se sentir acordado e alerta”, diz o Dr. Singh. De fato, acordar e cochilar consistentemente por 10 minutos todas as manhãs resulta em mais de uma hora de sono interrompido ao longo de uma semana. Uma aposta melhor: defina o alarme para quando você realmente precisar sair da cama – e não aperte a soneca.

Faça do sono uma prioridade

Se você realmente quer acordar revigorado e alerta, comprometa-se a dormir o suficiente.

“Algumas pessoas precisam de mais sono do que outras, mas quase todo mundo precisa de sete a nove horas por noite”, diz o Dr. Singh. Trabalhe para trás a partir da hora de acordar necessária para definir uma hora de dormir razoável. Em seguida, estabeleça um cronograma de sono sólido que inclua uma rotina matinal prazerosa.

Talvez você encontre um amigo para tomar um café, dê um passeio cedo ou prepare um saboroso café da manhã. Com o tempo, seu cérebro começará a antecipar essas atividades matinais e você acordará mais naturalmente.